O Tape Reading surgiu na época em que o pregão da Bolsa de Valores era apenas viva-voz e foi uma das primeiras técnicas de análise. Ela surgiu a partir de uma máquina conhecida como Ticker Tape Machine cuja tradução literal é “leitura de fita”. Ao traduzir para o linguajar do mercado, ela significa análise de fluxos.

Basicamente, a fita registrava informações como o ativo operado, variação de preço, horário de negociação e se ele foi comprado ou vendido por um valor maior ou menor que o último negociado.

Com a evolução das negociações para o meio eletrônico, o Tape Reading foi atualizado para seguir o ritmo do mercado atual. Hoje detém tecnologia de ponta, graças a criação de softwares que através de algoritmos, fornecem milhares de informações com exatidão e detalhes, muitas vezes impossíveis de serem vistas apenas olhando para a tela do computador já que as operações são feitas em frações de segundos. Ele traz números reais do que está acontecendo no mercado, como por exemplo:

  • Leitura dos negócios fechados – identificando o player e realçando o tamanho do lote;
  • Players que estão fechando negócios (Bancos ou corretoras);
  • Saldo dos maiores compradores e vendedores (acumulado ou em determinada fração de tempo);
  • Book de ofertas – apontando provável concentração de compradores e vendedores;
  • Quem é o agressor – a pessoa que tem a intenção de fechar o negócio no preço de mercado.


O objetivo de ver o fluxo em tempo real é analisar as tendências nas formações de preços, o comportamento dos players institucionais e os impactos causados pelas negociações de grandes volumes. A principal vantagem desta técnica é o aumento da percepção do mercado. Com tantas informações em real time, você poderá ser mais assertivo na hora de identificar e reagir a mudanças nos movimentos, aproveitando estas mudanças para se posicionar na mesma direção, seguindo assim o fluxo de deslocamento dos preços.

Ou seja: utilizar o Tape Reading é como identificar as decisões dos grandes investidores baseadas em metajogo (o que estão fazendo, qual a intensidade e velocidade com a qual estão fazendo) e seguir os seus movimentos no mercado (ou não, se assim optar).

Perceba que o Tape Reading traz informações valiosíssimas para o day trade, no entanto, esta técnica necessita de muito estudo e tempo de maturação para trazer os resultados desejados. Embora a análise de fluxo seja uma técnica com método objetivo, ela exige muita prática. Você precisa saber ler, interpretar e reagir às informações.

Tenha sempre em mente que nenhuma técnica tem a capacidade de prever o futuro das cotações. Elas revelam tendências que têm a possibilidade de se cumprir ou não. Quanto mais informações, melhor a qualidade de ferramentas que embasarão suas decisões.

Se você é iniciante e quer aplicar o Tape Reading, o ideal é adquirir conhecimento sobre o mercado de dólar antes de começar. Assim, você pode definir se atuar como trader é apropriado para o seu perfil!

Os cursos oferecidos pela Laatus utilizam o Tape Reading como técnica operacional! Procure-nos!