Negociador Iceberg

27/03/2019 | Artigos

Muitos de nós trabalhamos com mercado financeiro porque buscamos liberdade financeira, maior disponibilidade de tempo, melhora na qualidade de vida ou mesmo ajudar alguém que amamos.

Será que avaliamos porém, os desafios que irão nos testar até conseguirmos chegar onde queremos? Paramos pra pensar se essa briga que estamos comprando é possível ser vencida? Temos ciência dos riscos e do quanto isso exigirá de cada um de nós? Precisamos cuidar para medir nossa resiliência pelo barômetro correto.

Assim que o negociador passa a encontrar e viver as respostas dessas perguntas, nasce um iceberg de situações e condições que todo negociador de sucesso acaba vivendo devido ao processo de maturação, que se resume seu ponto de partida e seu destino. O que ninguém sabe é o que se passou nesse percurso entre seu ponto de partida e seu destino, é desconhecido o tempo que essa jornada levou, os custos do desgaste para atingir a excelência. Considere o ponto de partida e seu destino final como o topo do iceberg, sendo o que todos enxergam por emergir da superfície da água. Porém apenas 10% emerge da superfície do mar, enquanto 90% do resto do iceberg fica submerso e ninguém conhece ou pode imaginar como seja, o que assusta as pessoas. Adaptando isso a vida do negociador falaremos de uma lista de coisas importantes, o que está submerso onde deve estar seu foco atualmente.

Riscos: Quando se fala em mercado financeiro já associamos aos perigos das perdas de dinheiro e das pessoas que perderam todo seu patrimônio no mercado. Não ter medo de assumir risco de maneira inteligente é essencial para sua evolução aconteça, sangue frio é para poucos, e isso vai exigir que você pense fora da caixa, e vai fazer você acreditar cada vez no processo.

Foco: Ao acordar cedo você toma um café da manhã forte, se dirige a sua estação de trading e se sente abduzido pelas notícias que formam seu panorama, e você diz pra si mesmo “o dia promete”. Parece que o mundo se resume a tela do acompanhamento e a plataforma de negociações. Você não vê a hora passar enquanto está no pregão, e ao encerrar seu operacional batendo sua meta do dia ou não, o plano de trading foi seguido e mais um degrau foi escalado rumo ao seu destino. E você determinou que todos seus dias serão assim. Acreditar que nada é capaz de te parar é importante pois você vai fazer acontecer na adversidade.

Objetivos: Um negociador de sucesso estabelece um objetivo a longo prazo que trará consigo pequenas metas, a curto e médio prazo. Isso é o norte magnético de sua carreira. Muitas noites tem-se visualizado a vida que você terá após, ter chegado em seu destino depois de acreditar a todo instante em sua vitória e tanta lutas.

Persistência: É ciclo onde podemos aprimorar o emocional, e rever o operacional depois de algumas sucessões de dias de losses. Essa fase é de lei, que todo negociador deve passar. O que não deve ser levado em consideração é o tempo que apenas um fator, desde que sempre se tenha o pé no chão acreditando e se mantendo focado no objetivo.

Falhas: É a alma do negócio e faz parte do processo, além de moldar um negociador melhor molda um ser humano melhor que estará preparado para lidar com seus próprios erros. O mercado é uma grande escola de humildade, para aqueles que aceitam e acreditam no poder do processo.

Sacrifício: É a diferença entre um negociador e um negociador de sucesso. A palavre sucesso tem uma estreita relação com o fato de abrir mão de relacionamentos, amizades, festas e em certos casos até do trabalho. É certo ter em mente que quanto maior o objetivo maior será a renúncia, porém só quem viveu sabe o quanto vale a pena o sacrifício e carregar as cicatrizes de tudo que acabou conquistando.

Trabalho Duro: Podemos resumir todos esses tópicos aqui já que não possui objetivo fácil de ser atingido. Apesar da vida de negociador ter seu bônus existe o ônus, que é capaz de tirar qualquer ilusão de que esse caminho terá qualquer tipo de facilidade. Por isso foque e acredite no processo.

Ação Massiva: O trabalho duro te mantem focado, exigirá sacrifícios e que persista toda vez que falhar, sempre que focar em seu objetivo acredite, é um risco que vale a pena. Pois é assim que nasceram grandes impérios.

Tales Nanni Malenowitch
Arquiteto e aluno da turma “Imparáveis 4”.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Plataformas Recomendadas

Contatos

contato@laatus.com.br
+55 11 2478 2744

Imprensa

fabrizio@guerattopress.com.br
+55 11 2096-1737 | +55 11 3499-3434

Endereço

Av. das Nações Unidas, 14.401 - 10º andar.
Torre Tarumã. CEP 04794-000 - São Paulo.