PANORAMA LAATUS BRASIL @laatus
São Paulo, quinta-feira, 24 de Outubro de 2019

Parte 1
A agenda de indicadores e eventos de quinta-feira tem como destaque a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), além de dados do índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, da Alemanha e da zona do euro. No Brasil, o Banco Central divulga dados do setor externo, os ministros de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e da Justiça, Sergio Moro, participam de evento em São Paulo e são publicados os balanços da Petrobrás e da Vale.

Asia
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta quinta-feira, sustentadas principalmente pela divulgação de balanços favoráveis por empresas da região.

No Japão, o índice Nikkei subiu 0,55% hoje, a 22.750,60 pontos, impulsionado por ações de montadoras e de fabricantes de máquinas. Investidores acompanham de perto os balanços de companhias japonesas para avaliar o quanto seus resultados foram afetados por preocupações relacionadas à prolongada disputa comercial entre Estados Unidos e China.

Na capital sul-coreana, Seul, o Kospi avançou 0,24%, a 2.085,66 pontos, beneficiado por informes positivos do fabricante de chips SK Hynix, cuja ação saltou 3%, da montadora Hyundai (+0,8%) e da siderúrgica Posco (+0,2%). Com isso, dados oficiais que mostraram crescimento menor do que o esperado do Produto Interno Bruto (PIB) da Coreia do Sul no terceiro trimestre ficaram em segundo plano.

O dia também foi de valorização em Hong Kong, onde o Hang Seng teve alta de 0,87%, a 26.797,95 pontos, graças ao bom desempenho de papéis de fornecedores de componentes eletrônicos e de operadoras de cassinos, e em Taiwan, com ganho de 0,72% do Taiex, a 11.320,14 pontos.

Na China continental, por outro lado, os mercados exibiram leve viés negativo. O Xangai Composto teve baixa marginal de 0,02%, a 2.940,92 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto recuou 0,13%, a 1.616,33 pontos.

Investidores na Ásia também continuam atentos a novidades das negociações comerciais entre Estados Unidos e China e a desdobramentos do Brexit, que provavelmente não será implementado na data-limite de 31 de outubro. A expectativa é que a União Europeia (UE) conceda uma nova extensão para o Brexit, como é chamado o processo para que o Reino Unido se retire do bloco.

Além disso, o Banco Central Europeu (BCE) anuncia decisão de política monetária na manhã desta quinta, mas não deverá adotar novas medidas, depois de ter lançado um agressivo pacote de estímulos no mês passado.

Na Oceania, a bolsa australiana ficou no azul pelo quarto pregão consecutivo, ajudado por papéis de petrolíferas e mineradoras. O S&P/ASX 200 avançou 0,31% em Sydney hoje, a 6.693,60 pontos.

Brasil
Em seus últimos instantes no Japão, o presidente Jair Bolsonaro confirmou que pretende indicar o diplomata Nestor Forster para a Embaixada do Brasil em Washington, mas afirmou que precisa conversar com ele antes de formalizar a decisão. Bolsonaro segue agora para Pequim, capital chinesa.
No mês em que a República Popular da China completa 70 anos da revolução comunista, o presidente Jair Bolsonaro afirmou, em Pequim, que está em um país “capitalista”. Na chegada à capital chinesa, o presidente destacou há interesse por parte do Brasil e da China em ampliar o comércio entre os países e que está disposto a fazer o que for possível para que isso ocorra. “Essa é a prioridade número um”, afirmou a jornalistas no primeiro dia da visita oficial.

Ele disse que o encontro com o presidente chinês, Xi Jinping, do Partido Comunista, é “normal”. “Devo estar com ele amanhã”, relatou. “O que for possível fazer para o desenvolvimento do País nós faremos”, acrescentou.

Indagado sobre a pressão de parte do seu eleitorado para que explique o motivo da sua presença em um país comunista, ele respondeu: “Estou em um país capitalista”.

Sobre outras críticas feitas à China no passado na área comercial, Bolsonaro falou que “não veio (a Pequim) para falar de questão política sobre a China”. “Me recuso a falar”, reagiu ao questionamento.

No ano passado, o presidente adotou uma retórica inflamada anti-China durante a campanha eleitoral e chegou a dizer que os chineses estavam “comprando o Brasil”.

Hoje, Bolsonaro voltou a adotar tom de neutralidade sobre a guerra comercial entre China e Estados Unidos. “Não é uma briga nossa. Nós queremos nos inserir sem qualquer viés ideológico nas economias do mundo.”

O presidente da República foi recepcionado no aeroporto da capital pelo ministro do Comércio chinês, Zhong Chan. Após se instalar no hotel, ele deve fazer um passeio pela Muralha da China. Não há compromissos oficiais no período da tarde.

Petroleo
Os contratos futuros do petróleo operam em baixa na manhã desta quinta-feira, num possível movimento de realização de lucros, após saltarem entre 2,5% e 2,7% na sessão anterior em reação a uma inesperada queda apontada pelo Departamento de Energia (DoE) nos estoques de petróleo bruto dos EUA da semana passada. Investidores dos mercados de petróleo continuam atentos às questões do Brexit e da disputa comercial entre Estados Unidos e China, e aguardam também decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), que hoje, porém, não deve tomar novas medidas, depois de anunciar um agressivo pacote de estímulos no mês passado.

Agenda quinta-feira, 24 de outubro de 2019

09:30 – BRL/BC: LEILÃO DE VENDA À VISTA DE DÓLARES DAS 9H30 ÀS 9H35 DE US$ 525 MILHOES
09:30 – BRL/BC: OPERAÇÃO DE SWAP CAMBIAL REVERSO DAS 9H30 ÀS 9H35 DE US$ 525 MILHOES

09:00 BRL/Reunião do CMN
09:30 EUA/Núcleo de Pedidos de Bens Duráveis (Mensal) (Sep) -0,2% 0,5%
09:30 EUA/Pedidos de Bens Duravéis (Mensal) (Sep) -0,5% 0,2%
09:30 EUA/Pedidos Iniciais por Seguro-Desemprego 216K 214K
09:30 EUR/Coletiva de Imprensa do BCE
10:45 EUA/PMI Industrial (Oct) 50,7 51,1
10:45 EUA/PMI Composto Markit (Oct) 51,6 51,0
10:45 EUA/PMI do Setor de Serviços (Oct) 51,0 50,9
11:00 EUA/Vendas de Casas Novas (Mensal) (Sep) -0,7% 7,1%
11:00 EUA/Venda de Casas Novas (Sep) 710K 713K

terceira semana: (Fraca)
Índices Mundiais: (-)
Índice Dólar: (+/-)
Posição estrangeiros: (–) Venderam 7.732 – Posição dos Estrangeiros no contrato X19 +90.706
Notícias Locais: (+/-)
S&P: (+/-)
Petróleo: (+)

Fechamento DOLX19: 4.036,00
Ajuste anterior DOLX19: 4.077,06
Ajuste DOLX19: 4.036,52

Panorama é um canal aberto e todos são muito bem vindos!
Link do panorama: https://t.me/panoramalaatus

Conheça o Grupo LAATUS

Home

http://www.laatussummit.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/laatus/
Instagram: https://www.instagram.com/jeffersonlaatus/
Instagram: https://www.instagram.com/laatussummit/
Spotify: http://bit.ly/spotify-laatus

PANORAMA LAATUS BRASIL @laatus