Pegando um atalho pra vencer no mercado

4/12/2018 | Artigos

É normal você conhecer traders com excelente performance no mercado financeiro e querer aprender com essas pessoas, querer aprender as técnicas e estratégias operacionais que eles utilizam para, então, obter os mesmos resultados financeiros.

Esse pode ser sim um atalho para o sucesso: aprender com quem já chegou lá!

Por isso, você estuda as técnicas desse Trader Vencedor, faz o curso dele, aprende todos os detalhes do seu operacional, parte pra execução mas não obtém nem de perto os resultados do seu mestre.

Você aprende que deve abrir uma posição de compra se determinado cenário se configurar, que o máximo que poderá perder na operação é tanto, e que deverá realizar o lucro no momento tal, ou então, se ocorrerem as condições para que saia daquela operação. Você aprende a ler os movimentos do mercado e como reagir a eles para que você ganhe dinheiro. Você até aprende a elaborar um gerenciamento de risco e determinar o valor máximo que pode perder no dia e, até aqui, estamos no caminho certo.

Entretanto, ao operar, você pode se deparar com uma dura realidade: saber o que precisa ser feito não é garantia de que você o faça! Conhecer a técnica não é sinônimo de ter a capacidade de executá-la!

E então, você toma consciência de uma verdade elementar do mercado, de que as técnicas e estratégias operacionais são apenas a ponta do iceberg chamado Performance. Em um iceberg, a sua ponta, ou seja, a parte visível, corresponde a apenas cerca de 10% do seu volume. Os outros 90% estão submersos, não estão visíveis. É preciso mergulhar na água para enxergá-los e esses 90% são a base do iceberg que permite que os outros 10% emerjam e se sustentem acima da linha d’água.

Agora, você pode estar se perguntando: se as técnicas e estratégias operacionais são apenas a ponta, o que é a base do iceberg chamado Performance de um Trader Vencedor?

A base desse iceberg é o conjunto das características mentais, emocionais e comportamentais do Trader: o seu Mindset.

Mark Douglas já dizia no célebre livro “Trading in the Zone” que a característica determinante que separa os ganhadores de todas as outras pessoas é que os ganhadores alcançaram um estado mental diferenciado, um conjunto único de atitudes.

Quem vence no mercado é porque desenvolve uma mentalidade forte que o permite permanecer disciplinado, focado, determinado e confiante apesar de todas as condições adversas. É quem aprendeu a controlar as suas emoções e não se deixar ser controlado por elas. É quem compreendeu que o caminho a percorrer podia ser longo, e possivelmente foi, mas que percorrê-lo era plenamente possível e só dependia de si mesmo. É quem entendeu que levar umas porradas, e talvez até cair, faz parte da jornada que é tornar-se um Trader Vencedor, desde que se mantivesse dentro do ringue, levantasse e seguisse em frente na luta.

Quem vence no mercado não é simplesmente porque tem as melhores técnicas e estratégias operacionais, mas porque tem a força mental necessária para executá-las com maestria.

Então, se você quer aprender com quem já chegou lá, trate de aprender também as características mentais, emocionais e comportamentais que esse mestre desenvolveu ao longo da sua caminhada. Foram essas características que permitiram que ele aplicasse plenamente as suas técnicas e estratégias no dia a dia do mercado e com isso os seus bons resultados operacionais se tornassem belos resultados financeiros.

É preciso mergulhar fundo e enxergar o que há além da linha d’água!

Essa é uma excelente forma de pegar um atalho para vencer no mercado!

Luana Schneider
Coach de Traders de Alta Performance e de Reprogramação Mental e idealizado do Market Minds.
www.marketminds.com.br

Plataformas Recomendadas

Inscreva-se em nossa Newsletter

Risk Disclosure: Futures and forex trading contains substantial risk and is not for every investor. An investor could potentially lose all or more than the initial investment. Risk capital is money that can be lost without jeopardizing ones' financial security or life style. Only risk capital should be used for trading and only those with sufficient risk capital should consider trading. Past performance is not necessarily indicative of future results.

Hypothetical Performance Disclosure: Hypothetical performance results have many inherent limitations, some of which are described below. no representation is being made that any account will or is likely to achieve profits or losses similar to those shown; in fact, there are frequently sharp differences between hypothetical performance results and the actual results subsequently achieved by any particular trading program. One of the limitations of hypothetical performance results is that they are generally prepared with the benefit of hindsight. In addition, hypothetical trading does not involve financial risk, and no hypothetical trading record can completely account for the impact of financial risk of actual trading. for example, the ability to withstand losses or to adhere to a particular trading program in spite of trading losses are material points which can also adversely affect actual trading results. There are numerous other factors related to the markets in general or to the implementation of any specific trading program which cannot be fully accounted for in the preparation of hypothetical performance results and all which can adversely affect trading results.

Contatos

contato@laatus.com.br
+55 11 2478 2744

Imprensa

note@notecomunicacao.com.br
+55 11 3136 0544

Endereço

Av. das Nações Unidas, 14.401 - 10º andar.
Torre Tarumã. CEP 04583-105 - São Paulo.